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Gestão de carreira – como você deve pensar sua carreira?

Gestão de carreira é você. A carreira pode ser entendida como fonte de sua própria expressão natural, que ocorre de forma eficiente através da análise de pontos fortes e fracos.

Como pensar em sua carreira? Como se posicionar no mercado? Essas perguntas passam pela cabeça de quem busca ter uma gestão de carreira.

Afinal, é necessário pensar em como se destacar num mercado disputado ou como trazer inovação num setor novo.

E assim funciona a gestão de carreira – e dessa forma que você pode optar por cursos ou coaching de carreira. Como isso ocorre?

Gestão de carreira: o que é e como o coaching de carreira funciona aqui

Gestão de carreira se trata da combinação do planejamento estruturado e a escolha ativa de como lidar com os futuros rumos profissionais. É uma estratégia de carreira através da aplicação de táticas.

E todo tipo de carreira é considerado aqui na hora de montar uma estratégia, dos semi-qualificados e semi-profissionais aos qualificados e profissionais. Em todos você busca o mesmo sucesso: realização, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, alcance de metas e seguranças financeiras.

Além, é claro, de objetivos mais tangíveis como obtenção de cargos desejados e outras coisas.

Por fim, o principal ponto na gestão de carreira é você. A carreira pode ser entendida como fonte de sua própria expressão natural, que ocorre de forma eficiente através da análise de pontos fortes e fracos.

É necessário lidar com os recursos humanos antes de pensar de forma monetária. É mais sobre desenvolver o empregado que lidar com o empregador, garantindo sempre seu avanço em habilidades, competências e atitudes.

Por isso, coaching de carreira tem se tornado mais comum nesse tipo de gestão. Afinal, muitas vezes nos encontramos insatisfeitos com nossa carreira ou sem coragem para embarcar em uma nova.

O coach não oferece soluções prontas, mas sim os instrumentos que permitam a descoberta das respostas. Essa habilidade para fazer a solução surgir do próprio indivíduo é justamente mais edificante para o mesmo.

E isso tem sido essencial para muitos profissionais.

Como pensar sua carreira

Para começar a pensar na gestão de carreira é necessário entender quão difícil é definir sucesso. Cada um possui objetivos únicos que derivam das mais diferentes aspirações.

o que é sucesso pra voce?
O que é sucesso pra você?

Na verdade, a definição desse conceito depende muito de como você pensa de si mesmo no futuro. Uns imaginam estarem podres de rico simplesmente, outros imaginam algo mais pé no chão, como ter uma casa própria.

Enfim, isso significa que sucesso depende de um plano pessoal de carreira – e isso possui alguns aspectos para se pensar.

As habilidades definem a carreira

Tudo que você faz na carreira deve ser movido por métricas claras, por seu desempenho. Sendo mais claro, são suas habilidades que definem a carreira, e a eficiência delas na aplicação. Isso se chama competência.

Sempre é buscado as habilidades mais desenvolvidas e você deve se firmar justamente na sua mais forte. Afinal, ela é o que você tem de mais valioso a oferecer para o mercado.

Absorva o máximo de seu gestor

Numa empresa ou startup, é necessário entender a figura maior como líder, não apenas como chefe. É uma figura a qual você faz perguntas e tira dúvidas, que deve fazer você se desenvolver como profissional.

Aprimore o que você tem de essencial

Um profissional de sucesso sempre possui mais de uma habilidade, e esse leque de conhecimentos sempre é elogiado. No entanto, é necessário aprimorar aquilo que é essencial, que te deixa mais próximo do sucesso.

Possua um planejamento para o futuro

É importante entender seu eu agora e estipular como ele deve ser no futuro. É necessário ter um plano de negócios com uma checklist como essa:

  • Objetivos de curto prazo (3-5 anos) e longo prazo (10 anos);
  • Matriz SWOT (Forças, fraqueza, oportunidades e ameaças);
  • Habilidades essenciais.

São dessas informações que você pode criar uma base para sua vida profissional.

Como se destacar no mercado e se posicionar de forma coerente

Para começar, você teve de se entender como figura profissional, mas agora como se destacar num mercado competitivo?

O básico é adquirir conhecimento extenso, através de sites/blogs, cursos e eventos. Uma empresa admira esse conhecimento, pois tal coisa permite que você tenha uma visão diferenciada de mundo.

Você adquire confiança e ela confia em você. Por isso, é tão importante se posicionar corretamente nas redes sociais: deve se portar de forma coerente com o que você busca, para que a empresa ache o que quer.

E o que você pode fazer para se destacar no mercado e se posicionar coerentemente nas redes sociais?

1. Tenha um propósito

2. Estipule metas

3. Tenha focos

4. Seja positivo

5. Tenha engajamento

6. Saia da sua zona segura

7. Empreenda (num negócio próprio ou onde trabalha)

8. Seja empático (lide bem com os recursos humanos)

9. Desenvolva novas habilidades

Por fim, gestão de carreira envolve esse pensar além em qualquer profissão. Entendendo isso, o profissional pode ter sucesso através de suas habilidades.

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
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