Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioMenteConhecimentosDúvidas de Carreira - Você tem? Veja essa história.

Dúvidas de Carreira – Você tem? Veja essa história.

Se você tem dúvidas de carreira, essa história pode te ajudar a refletir a respeito.

O mundo está em constante transformação e parece coisa do passado pensar em uma empresa para começar a trabalhar e “fazer carreira” ali para o resto da vida. Aliás, o próprio conceito de carreira evoluiu muito. Por isso é normal termos Dúvidas de Carreira.

Neste post AQUI você encontra mais informações técnicas sobre o conceito de carreira, aconselhamento de carreiras e seus paradigmas.

No post de hoje quero expor uma história pessoal. Algo imprevisto que aconteceu comigo. Através desta história talvez você consiga trazer algumas reflexões para sua própria carreira.

A História

Eu não tenho o hábito de usar Facebook Messenger e, por alguma razão inexplicável, entrei nas mensagens antigas e encontrei uma mensagem de 2012. Há exatos 9 anos uma menina me encontrou nas redes sociais e queria tirar Dúvidas de Carreira a respeito de como os engenheiros de Produção podem atuar nas áreas comerciais das empresas.

A Dúvida de carreira da Fulana

04/12/2012 –FULANA pergunta:

Oi Luiz, prazer! Meu nome é FULANA [omitido por razões de privacidade] , estudo Engenharia de Produção na UFSCar -SP. Vi pelo LinkedIn que vc tbm tem essa formação e estagiou na área Comercial. Fui aprovada em alguns processos seletivos de estágio para 2013 e a empresa com que mais me identifiquei me selecionou para a área Comercial (analise de perfomance de vendas, relatórios gerenciais, política de preços), porém estou receosa por não entender muito bem como a minha formação inicial vai ser aproveitada trabalhando nessa área. Me desculpe pegar o seu contato assim, mas se você pudesse me dar uma breve descrição dos conhecimentos de EP que você usa no seu dia a dia comercial, eu agradeceria muito, muito! Obrigada e desculpe o incômodo!

O Desafio proposto

Quando abri a mensagem na semana passada, 9 anos depois, respondi pedindo desculas por não ter visto e propus um desafio.

Eu disse: Topa fazer um exercicio? Eu vou te responder como eu acho que eu responderia em 2012 e depois vou te responder com a minha cabeça de hoje. Daí depois é a sua vez. O que você responderia para você mesmo de 9 anos atras? O que vc falaria pra a Fulana do passado? Daí a gente troca as respostas. Vamos?

A Fulana manteve a mesma educação e polidez de 9 anos atrás e topou o desafio.

Como eu responderia sobre as Dúvidas de Carreira em 2012

Meu Contexto de vida na ocasião: Eu estava numa grande empresa de e-commerce, era meu primeiro emprego como efetivado, na área comercial e sendo muito elogiado no trabalho, às vésperas de uma promoção.

Eu teceria elogios sobre a área comercial, diria que trabalha muito, que é muito cobrado por metas de venda e margem, mas que o dinamismo era melhor que a rotina extrema.

Além disso, diria que a engenharia de produção ajuda muito na hora de olhar a empresa como um todo. Ter noções de estoque, finanças, logística e ter uma visão que permite otimizar processos, minimizando custos e maximizando a utilização dos recursos é um diferencial muito grande dos Engenheiros de Produção e isso se nota no dia a dia do negócio, principalmente pela assertividade na escolha da atividade a ser priorizada.

Será que essa resposta formal e corporativa teria ajudado a Fulana em 2012? Eu acho que não muito. Contudo, a resposta que eu daria hoje, depois de muito ter estudado sobre carreiras e pessoas, creio que poderia tê-la ajudado. Como perdi o “timing” espero que eu ainda esteja em tempo de ajudar você que está lendo esse post.

Como eu responderia sobre as dúvidas de carreira em 2021

Fulana, ainda gosto da área de vendas principalmente pelos desafios de comunicação, persuasão e constância.

Mas me permita voltar um pouquinho…

Eu nunca me vi em nenhuma área técnica da engenharia. Aliás, escolhi engenharia mais por pressões paternas do que por uma certeza minha. A gente presta vestibular enquanto é muito novo, não é mesmo?

Escolhi a engenharia de Produção por ser a mais generalista de todas, na esperança de ali dentro encontrar algo que eu gostasse. E dentre os 4 estágios que fiz (área administrativa, financeira, projetos e comercial), preferi a área comercial por trabalhar com pessoas. OBS: Ainda na graduação eu escrevi meu TCC sobre “Competências”, um tema todo voltado para pessoas…

Mas segui a carreira na área comercial. Cheguei até a ser vendedor externo numa grande empresa de Combustíveis. Eu ia visitando clientes B2B e vendendo combustível pelas ruas do Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais (soa como vendedorzão de rua, e é mesmo. Ok, claro, eu tinha o suporte da empresa, com carro, telefone, etc. Mas não deixa de ser um vendedor de Rua).

Até gostava de propor soluções para os clientes, mas no final eu era visto como um número. Se a meta de vendas estava batida, eu era bom, caso contrário eu era um profissional ruim, não importando muito o resto. Isso me desanimou na área comercial corporativa.

Quando sai dessa grande empresa de Combustíveis em 2018, fiz vários cursos de desenvolvimento pessoal, tais como: coaching, inteligência emocional, oratória, liderança, etc. Já voltando mais meus interesses para o lado mais humano e comportamental. Nessa época criei um site [esse que você está lendo] para compartilhar meus aprendizados (www.SuaEvolução.com.br )

Daí em 2019 decidi começar um mestrado em Administração, porque além de me possibilitar estudar mais a fundo essa questão comportamental e humana, também seria uma maneira de pensar em novas possibilidades para minha própria carreira.

Esse mestrado foi o começo de uma nova fase profissional. Porém, como toda “nova fase”, também tiveram coisas que não curti no mestrado, como as burocracias para publicar artigos acadêmicos e ficar tentando construir nome só no meio científico.

Mas tiveram coisas ótimas. Adorei as oportunidades de apresentar trabalhos e treinar minha oratória e didática (desenvolvi ainda mais paixão por dar aulas) e tive a oportunidade de fazer um intercambio de 7 meses na Espanha – um grande sonho finalmente realizado depois de não ter conseguido na época da graduação.

Aí agora estou em fase final da minha dissertação. Advinha o tema?

Carreiras!

Depois de tantas andanças pelo mercado, ainda tenho dúvidas sobre como seguir minha carreira e essas dúvidas pessoais me estimularam a estudar isso num nível hardcore.

Logo, mesmo que a Fulana de 2012 me perguntasse hoje, eu ainda não teria todas as respostas. Mas quem é que tem?

O que eu falaria pra ela é: Tem coisas que fazem sentido em determinados momentos das nossas vidas e depois elas não têm mais sentido. Sendo assim, gosto de dividir a vida em Grandes Temas.

Exemplo: Em 2012, quando vc me fez a pergunta, meu grande tema de vida era ter dinheiro para conseguir minha independência financeira e me mudar da casa dos meus pais. Era isso que importava para mim. Uma vez alcançado isso, minhas prioridades mudaram. Hoje o que importa para mim é Transformar a vida das pessoas através da educação.  E agora sigo uma busca pessoal para realizar isso.

E você? Como você me contaria a sua própria história de carreira? Quais seriam os seus Grandes Temas?

Conclusão

A história que você conta da sua própria história é muito importante. Se você olha para sua trajetória e vê fracasso ou sucesso, ambos são conceitos socialmente constituídos através do uso da linguagem.

Ou seja, você pode se achar um fracasso por não ter conquistado riqueza financeira. Mas pense bem! Talvez seus grandes temas tenham sido outros. Você pode ter investido na sua saúde, no casamento, em ajudar as pessoas, em servir ao próximo… e com certeza tiveram várias realizações durante a sua trajetória!

Caso você sinta que está numa nova fase e precisa redefinir o seu Grande Tema de vida, então você redirecionará sua carreira para esse novo foco.

Lembre-se: Uma vez que você consiga definir o que importa pra você, então passa a ser uma questão de fazer as melhores escolhas que te deixem mais próximo disso.

Exercício para você

Portanto, vou propor um desafio pra você também: Imagine que um CICRANO totalmente desconhecido te encontre nas redes sociais e te pergunte sobre a sua carreira. Exatamente como a Fulana me perguntou acima.

Daí sugiro que você escreva no papel a sua história de carreira. Treine essa contação de história. Treine a capacidade de resumir a sua própria trajetória. Esse exercício te ajudará a ter clareza, porque no meio da escrita você vai começar a pensar o que é importante mencionar e o que não é. Nesse momento, acredite, você terá grandes sacadas sobre os seus Grandes Temas e sobre o que é importante pra você! Vai lá, Faça!

OBS: A Fulana ainda não respondeu a parte dela do desafio. Estou ansioso pela resposta dela. Caso você também tenha se interessado, deixa eu saber nos comentários, para que eu possa postar a parte 2 dessa história!

Boa Semana a todos! Grande abraço

Sua Evolução

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?