Domingo, Abril 28, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioMenteHabilidadadesQuais são e como desenvolver as habilidades do futuro?

Quais são e como desenvolver as habilidades do futuro?

A seguir você poderá conferir um pouco mais a respeito de cada uma delas, que são: 1) a inteligência interpessoal, 2) a inteligência intrapessoal, 3) a inteligência criativa e 4) a inteligência interatificial.

Inegavelmente o mercado de trabalho está em constante mudança. Contudo, nas últimas décadas essa sensação se acentuou ainda mais devido aos inúmeros avanços tecnológicos que pudemos testemunhar.

Em vista disso, os profissionais que estão entrando nesse novo panorama precisam estar preparados. Somente assim será possível fazer uma diferença real na vida das pessoas e no mercado.

Dito isso, você sabe, portanto, quais são as habilidades que você precisa desenvolver aqui?

Murilo Gun, que é empreendedor, humorista, palestrante e professor, estabeleceu com base nesse complexo cenário as 4 habilidades do futuro, que tendem a mudar a forma como você o encara. Veja-as a seguir:

Do que se tratam as 4 habilidades do futuro?

Primeiramente, outra pergunta que você pode estar fazendo é quem é Murilo Gun, certo? Pois bem, caso você não o conheça, ele é o fundador da Keep Learning School, uma escola com cursos livres e online voltada para adultos.

Ele é ainda um dos principais palestrantes a respeito de temas relacionados à criatividade e desenvolvimento humano do Brasil, acumulando um número considerável de palestras aqui e em outros países.

Assim, como mencionado anteriormente, as 4 habilidades do futuro desenvolvidas por ele são aquelas habilidades que você precisará desenvolver para estar preparado para o mercado de trabalho nos próximos anos.

Desse modo, apontamos que a tendência é que a inteligência artificial substitua a mão de obra humana, inclusive em profissões tradicionais e relativamente consolidadas.

Evidentemente, isso pode demorar ainda algum tempo, porém é uma realidade que aos poucos vem se firmando no horizonte e que não pode ser mais negada.

Pensando nisso, Murilo Gun entende que, por sua vez, é essencial apostar em habilidades que sejam intrinsecamente humanas, elaborando dessa forma as 4 habilidades do futuro.

A seguir você poderá conferir um pouco mais a respeito de cada uma delas, que são: 1) a inteligência interpessoal, 2) a inteligência intrapessoal, 3) a inteligência criativa e 4) a inteligência interatificial.

  1. Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal é um termo relativamente novo e está relacionado, sobretudo, com a nossa capacidade de lidar com o meio em que estamos inseridos.

Ela se trata, portanto, da habilidade de se relacionar com as outras pessoas (o que não precisa ser exclusivamente no âmbito profissional), entendendo os seus dilemas para se conectar a elas de forma saudável.

Essa habilidade pode estar relacionada também a certa capacidade de liderança.

2) Inteligência intrapessoal

Ela é a habilidade que todos temos, alguns com mais facilidade do que outros, de entender as nossas emoções e sentimentos, organizando-os de maneira favorável para o nosso desenvolvimento.

Esta inteligência é fundamental para traçar objetivos, entender as nossas capacidades e nos mantermos focados em nossas ambições e projetos.

Isso porque somente entendendo muito bem o que você deseja é que se pode trabalhar em função disso.

A inteligência intrapessoal está então relacionada com o autoconhecimento e é necessário investir nele para gerar melhores resultados.

3) Inteligência criativa

Por sua vez, Murilo Gun entende que a inteligência criativa talvez seja a mais importante das 4, pois é a que vai te ajudar a lidar melhor com as adversidades ao longo do caminho.

Ou seja, esta é a habilidade que trabalhará as demais inteligências de forma inovadora para resolver os problemas, fugindo de certos padrões pré-estabelecidos.

Nesse sentido, a mesma não se trata de um dom inalcançável, mas sim algo que pode ser perfeitamente desenvolvido por qualquer pessoa que se dedicar a isso.

4) Inteligência interartificial

Por fim, a inteligência interartificial tem a ver com a nossa capacidade de lidar com os novos tempos, entendendo desse modo as potencialidades da inteligência artificial e da robótica.

Nesse sentido, o alerta aqui é para usá-las a seu favor e não criar um distanciamento. Associe-a com as demais inteligências para gerar resultados significativos para a sua empresa ou o seu empreendimento!

Dito isso, desenvolver as 4 habilidades do futuro pode parecer um processo longo, mas é algo que precisa ser feito para se estabelecer no mercado de trabalho no presente e ainda mais no futuro.

Logo, tente achar um equilíbrio entre a inteligência interpessoal, a inteligência intrapessoal, a inteligência criativa e a inteligência interatificial e destaca-se!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe também de conferir as nossas outras publicações!

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

1 Comment

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?