Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioMenteConhecimentosAconselhamento de Carreira: 3 paradigmas - Os 3 A's (Atores, Agentes e...

Aconselhamento de Carreira: 3 paradigmas – Os 3 A’s (Atores, Agentes e Autores)

Segundo Mark Savickas, PhD e um dos grandes pesquisadores da atualidade sobre trajetória de carreiras, o aconselhamento de carreira passou por 3 grandes paradigmas ou 3 grandes fases.


São os 3 A´s do aconselhamento de carreira. No primeiro paradigma o cliente é visto como um Ator a ser encaixado em um papel. No segundo paradigma o cliente é visto como um Agente responsável por gerenciar a própria carreira e o terceiro paradigma e mais atual o cliente é visto como um Autor de sua prórpia historia.


Então, vamos lá. Vamos falar de Atores, Agentes e Autores.


1) Orientação Vocacional


Temos um post falando só sobre orientação vocacional Aqui.

Em resumo, os orientadores vocacionais tem visões objetivas sobre as pessoas. Acreditam que através de testes vocacionais e traços comportamentais é possivel identificar quais são as melhores carreiras para encaixar uma pessoa. Ou seja, é como se o cliente fosse um ator e o orientador vocacional está buscando qual o melhor papel para encaixa-lo.


Logo, características fortes desse método de aconselhamento de carreira são:

  • A visão lógica e dedutível aplicada às pessoas, onde as notas ou scores que as pessoas obtém nos testes dizem tudo sobre elas.
  • Esse paradigma está interessado em buscar semelhanças com perfis profissionais de “sucesso” a fim de prescrever as melhores carreiras de acordo com os perfis das pessoas.
  • Uma pergunta que traduz um pouco do trabalho do orientador vocacional é: “com quem esse cliente se parece?


Esse método está ficando cada vez mais obsoleto na medida em que o nosso contexto social é cada vez mais dinâmico e imprevisível. Veja o vídeo o qual eu explico esse paradigma mais detalhadamente.


2) Desenvolvimento de Competências


O segundo paradigma que eu estou chamando de desenvolvimento de competências, o Mark Savickas chama de Educação na carreira.

O nome pouco importa, o que importa é que nesse paradigma o conselheiro de carreira vê o cliente como um Agente responsavel por gerenciar a sua própria carreira.

Nesse paradigma as pessoas devem buscar o seu próprio desenvolvimento e o conselheiro/mentor/coach/psicólogo de carreira apenas estuda os comportamentos dos clientes a fim de encontrar as melhores tarefas e atividades a indicar para eles, de forma a ampliar a sua empregabilidade/ engajamento/ motivação/etc. Ou seja, o objetivo desse tipo de aconselhamento de carreira é ajudar os clientes a desenvolver novas atitudes, crenças e competências para ir progredindo na carreira.


Portanto, caracteristicas marcantes do paradigma Desenvolvimento de Competências (ou Educação de Carreira) são:

  • Conselheiros de carreira estão interessados em ajudar seus clientes a se desenvolverem individualmente.
  • Tarefas e atividades que desenvolvem competências são fundamentais para progredir e se adaptar aos diferentes estágios da carreira.
  • Uma pergunta que guia o conselheiro de carreira que trabalha neste paradigma é: “como posso ajudar esse meu cliente a desenvolver essa competência X?”


3) Life design ou Design de Vida


Agora chegamos ao terceiro e mais moderno paradigma no que tange ao aconselhamento de carreira. Chamado por Savickas de Life Design ou “design de vida”, onde o cliente está engajado não só numa carreira, mas sim em um projeto de vida.


Nesse paradigma o conselheiro/mentor/coach/psicologo de carreira entende que a vida no trabalho é uma sequência de projetos de vida o qual a pessoa se engaja e que a carreira nada mais é do que a história que a pessoa conta sobre os projetos que ela se ocupou.

As pessoas são autoras de suas próprias historias. E esse elemento narrativo, isto é, a história que a pessoa conta quando lhe perguntam “o que você faz da vida?” e tão importante quanto o que ela faz em si.


Em outras palavras, para os conselheiros de carreira que atuam neste paradigma, as pessoas estão mais preparadas para os desafios da vida quando elas recontam a sua própria história de maneira a estarem mais satisfeitas com aquilo que são. No Life Design o foco é fazer os clientes refletirem sobre os temas de suas vidas e, então, extender esses temas para o futuro. Esse tipo de abordagem que promove reflexão está mais interessado na singularidade de cada pessoa. Mais do que interessado em saber com quem o cliente se parece, o conselheiro de carreira está interessado em saber o que torna cada cliente único e especial e quer ajudar o cliente a enxergar isso.

Assista o conteúdo deste artigo também em formato de vídeo!


Logo, caracteristicas marcantes do Life Design são:

  • O profissional que atua aconselhando a carreira das pessoas está interessado em promover reflexão para que a própria pessoa reescreva a sua historia de maneira a reconstruir suas carreiras.
  • Esse paradigma acredita muito no poder da linguagem e acredita que a história que a pessoa conta sobre si mesma é tão importante quanto o que a pessoa fez/faz. Ou seja, o conselheiro acredita que seus clientes constorem-se a si mesmos através de suas atividades e também através do discurso sobre suas atividades e experiências (Sim, é complexo. Deixe nos comentários se você quer ver um post detalhado só sobre Life Design)
  • A pergunta que guia o trabalho do conselheiro de carreira que usa como base o paradigma do Life Design é: “como eu ajudo esse cliente a ser autor de sua própria história, rescrevendo-a da melhor maneira possível?

Conclusão

Apesar de serem paradigmas que foram surgindo sequencialmente ao longo do tempo, um não substitui o outro. O próprio autor da teoria, Mark Savickas, entende que um bom conselheiro de carreira deve dominar todos os paradigmas e, dependendo da necessidade de cada clinte, utilizar o paradigma mais adequado.

Uma tabela que resume bem o artigo seria a tabela abaixo:

Espero que vocês tenham gostado do artigo! Caso queiram mais conteúdo sobre esse tema nos deixe saber!

Boa Semana,

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

1 Comment

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?