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20 Conselhos que Gestores evitam dar, mas deveriam.

Um bom conselho num momento oportuno pode fazer uma grande diferença na carreira (e até na vida) de muitas pessoas. Confira esta lista com 20 conselhos que todo gestor deveria considerar no seu repertório.

É bem verdade que é a experiência que ensina as verdadeiras lições, e não os conselhos.

Contudo, um bom conselho num momento oportuno pode fazer uma grande diferença na carreira (e até na vida) de muitas pessoas.

Muitos conselhos são evitados ou por serem taxados de “lição de moral” (e, portanto, taxados de inadequados) ou por serem considerados triviais demais.

Entretanto, vale lembrar que duas pessoas podem passar exatamente pela mesma experiência e a interpretarem de maneiras distintas. Isto é, como cada ser humano é único, não dá pra afirmar que todos aprenderão com suas experiências da mesma maneira.

Então, é preferível correr o risco de ser considerado “chato” pelos liderados do que não contribuir para o crescimento dos mesmos, principalmente para aqueles que estão no começo de carreira.

Portanto, aí vão 20 conselhos que todo gestor deveria considerar em seu repertório.

 

1) Adote uma postura exemplar

Seja cortês, pontual, sempre cumprimente e agradeça aos colegas, e até sente-se de maneira adequada. Os outros decidem como tratá-lo de acordo com as suas próprias maneiras.

2) Seja generoso(a)

Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e irão ajudá-lo quando for preciso.

3) Tenha coragem moral

Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Acorde com a consciência limpa.

4) Mostre humildade

Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber que estava errado. Nunca se preocupe em “perder” sua personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.

5) Aprenda com seus erros

Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro várias vezes, você está fazendo algo muito errado.

6) Evite rebaixar alguém para outra pessoa

Isso só vai fazer você ser visto como uma má pessoa. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente.

7) Evite rixas

Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Assim que você proferir uma palavra, não poderá mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.

8) Divirta-se

O fato de o trabalho ser um lugar sério não o impede de ser divertido. Se você estiver se divertindo enquanto outros estão estressados, não se sinta culpado por isso.

9) Doe para a caridade e/ou ajude os menos afortunados

Fazer isso é fácil, muito recompensador e alimenta o senso de que você faz parte de algo maior do que você mesmo.

10) Sempre olhe para o lado bom

O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.

11) Conserve seu espírito prestativo

A maioria das pessoas instintivamente tende a dizer sempre ‘sim’ no começo da carreira. Mas invariavelmente ouvirão que é preciso “aprender a dizer ’não’”. Contudo, jamais perca o espírito de fazer aquilo que está em seu alcance para ajudar os amigos.

12) Use da Reciprocidade

Você conseguirá mais do que você quer se der ao outro apenas o que ele deseja.

13) Sempre trate aquele que conhecer como seu igual.

Estejam eles hierarquicamente acima ou abaixo de você, os cumprimente como iguais.

Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco. Para os que estão abaixo, não seja prepotente.

14) Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas.

Quando começar a viajar, conhecer novas pessoas, novos cargos e novas habilidades, você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante.

15) Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso.

Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro. Sonhe grande, mas comece com um passo de cada vez.

16) Viva o dia ao máximo

Faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.

17) Dê o seu melhor

Alguns mentores e líderes se esquecem de que os liderados precisam de incentivos. Então, se o seu líder não o incentivar, incentive a si mesmo. Automotivação é uma competência para a vida.

18) Nunca sinta pena de si mesmo.

Ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.

19) Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.

Faça escolhas que não farão você se sentir limitado pelo seu próprio corpo no futuro.

20) Trabalhe em grupo

Compartilhar vitórias com quem lutou junto com você é mais gratificante do que receber os méritos pelo trabalho feito sozinho.

 

Tiraria algum conselho dessa lista? Ou acrescentaria mais algum? Comente aí embaixo!

 

 

 

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
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