Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioEmocional8 dicas para lidar com o Medo da Rejeição

8 dicas para lidar com o Medo da Rejeição

Quando você leva um “Não” para o lado pessoal e se sente excluído ou diminuído, você está fadado ao fracasso. A fim de não cair nessa armadilha, você pode fazer algumas ações práticas. Confira neste artigo.

É relativamente comum que pessoas tenham medo de levar um “não”, afinal, somos animais sociais e não queremos nos sentir excluídos, não é mesmo?

Por isso, tantas pessoas tem medo de abordar alguém para vender algo; ou convidar um(a) pretendente para sair; ou pedir ajuda à alguém.

Se esse medo da rejeição for paralisante: S.O.S, MayDay, Caos na torre; Homem ao mar: Temos um problema.

Você não precisa levar o “NÃO” para o lado pessoal.

Quando você leva um “Não” para o lado pessoal e se sente excluído ou diminuído, você está fadado ao fracasso.

Sim, parece duro, mas pare pra pensar:

Se todo produto que você quisesse vender ou toda garota/garoto que você convidasse para sair dissesse SIM, você não teria medo de tentar.

Lidar bem com uma rejeição é sinal de que sua Autoestima está boa.

Rejeição não tem nada a ver com você. É muito mais sobre quem rejeitou do que sobre você. As pessoas têm diferentes motivos para rejeitar algo e todos esses motivos dizem respeito a ela, e não a você.

É bem verdade que existem técnicas de vendas, de sedução, etc. que ajudam a influenciar uma pessoa e, com isso, aumentar a propensão ao SIM. Mas se você não domina essas técnicas, não quer dizer que você seja uma pessoa ruim ou de menor valor.  É só questão de aprendizado. Se quiser realmente aprender, é só ir no Youtube. Tem muita coisa boa lá.

Vamos voltar ao tema central: Rejeição.

Porque temos Medo da Rejeição?

  • Você pode ter medo da rejeição por traumas na infância (leia este artigo AQUI.)
  • Ou porque está acostumado a viver uma vida de busca por aprovação (veja este outro artigo aqui).

Seja lá qual for o motivo, você pode fazer algumas ações práticas para reduzir esse medo.

8 Dicas para minimizar o medo da rejeição

  1. Faça esforços especiais para tentar coisas novas, mesmo que seja tentado a ficar na zona de conforto. Por exemplo: Tente vender algo o qual você quer se desfazer ao invés de simplesmente doar.
  2. Puxe mais assuntos com desconhecidos em aeroportos, filas do banco, etc. Isso vai te ajudar a romper as primeiras barreiras do medo da rejeição.
  3. Desista de tentar agradar a todos.
  4. Sempre que estiver com medo da rejeição se pergunte: “Qual a pior coisa que pode me acontecer?”. Provavelmente você descobrirá que os seus medos são desproporcionais à realidade das consequências.
  5. Lembre-se que, se deixar que os outros tenham suas próprias opiniões (que nada têm a ver com você), você irá começar a avaliar seu comportamento em seus próprios termos, e não nos dos outros.
  6. Sua mente foi programada para fugir ao menor sinal de medo. Seus comportamentos evasivos, tipicamente seguros, podem não ser os melhores para que você evolua. Assim, fique atento sempre que sentir medo da rejeição. E grave em sua mente que: Nada humano lhe é alheio. Você pode ser o que escolher ser.
  7. Seja rejeitado deliberadamente por uma pessoa. Faça um convite ou tente vender algo pra alguém que você acha que não vai aceitar (faça de forma íntegra, sem ofender o outro e sem “brincar” com o sentimento alheio”). Você realmente se reduz como pessoa quando recebe um NÃO ou ainda é um individuo valioso que apenas se divertiu testando seus comportamentos?
  8. Converse com uma pessoa que tenha evitado no passado por medo da rejeição. Se você prejulga alguém, está impedindo a si mesmo de lidar honestamente com essa pessoa. Provavelmente você notará que foram tolos os seus receios.

No desconhecido é que reside o progresso.

Vai lá, encare seus medos.

  • Oferte aquele produto ou serviço que você quer vender para as pessoas.
  • Chame aquela pessoa para jantar.
  • Peça uma promoção para o seu chefe, se é isso que você merece.
  • Se está querendo pedir algo a alguém, vai lá e faz!

Enfim, vença seus medos e busque a Sua Evolução!

Boa sorte!

Fontes:

  1. Livro “Seus Pontos Fracos”. Autor Dr. Wayne Dyer
  2. Palestra Doug Nelson – Evento MMI (Millionaire Mind Intensive);
Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

1 Comment

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?