Sábado, Abril 27, 2024
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Você está construindo seu negócio para o HOJE ou para o AMANHÃ?

Empreendedores, gestores e empresários possuem muitas preocupações em relação ao futuro de seus negócios.

Podemos tirar do empreendedorismo verdadeiras lições.

A começar que, no ramo corporativo, é comum os lideres sempre se questionarem, por exemplo:

  • Como lidar com todas mudanças que ocorrem atualmente no mercado?
  • Qual a nova tecnologia está por vir?
  • Quem serão meus próximos concorrentes?
  • Como será o perfil da nova geração de colaboradores?
  • Como se adaptar rapidamente e se manter competitivo?

São preocupações rotineiras, mas bem complexas!

                Cada gestor se comporta de uma forma. Assim, não quero aqui “vender uma receita de bolo”, mas dar algumas dicas para que você adote a postura que lhe for mais conveniente, sem perder o time das mudanças e morrer na praia!

                A qualquer momento pode surgir um “Uber” ou uma “Netflix” no seu ramo, independente de qual seja, e te engolir como uma baleia engole uma sardinha. Assustador né? Então a preocupação de todos com tanta mudança é extremamente pertinente.

“Mar calmo nunca fez bom marinheiro”

                O ponto crucial é: você está parado esperando as coisas se “firmarem” para se mexer ou está pronto para ousar? Esperando a “crise passar” para dar os próximos passos ou esperando um momento mais “seguro” para investir e tentar crescer?

“Esperar” é o tiro no pé dos que estão “morrendo” pela seleção natural do mercado.

Mas não se martirize, esse erro, infelizmente, é muito comum. Não é à toa que temos altas taxas de falências.

Então, como devo pensar meu negócio?

Aí vão algumas dicas:

  1. Seu negócio não existirá mais caso você não se arrisque, saia da zona de segurança/conforto, enfim, ousar! Claro, com planejamento, estudo, pesquisa e inteligência.
  2. Pense grande ou procure saber como os grandes pensam.
  3. Saiba que as coisas não tendem a se “firmar”, ou ficarem mais “seguras” e “estáveis”, pelo contrário, as coisas ficarão mais dinâmicas. Logo, se você quer continuar empreendendo, se acostume com isso e torne-se dinâmico também: se atualize sempre!

Outro erro: Ações insustentáveis no longo Prazo

                Vejo alguns empreendedores e empresários gerindo seus negócios focando somente no “hoje”. Eles tentam maximizar suas margens com ações paliativas; evitam investir em tecnologias achando que isso é uma questão para resolver depois; evitam pensar em novos produtos para não gastar o dinheiro que tem; Acham que pesquisa de mercado é bobeira; não acreditam que precisam se atualizar e, pior ainda, não investem em GESTÃO DE PESSOAS! Sim, em caixa alta e vou te explicar o porquê daqui a pouco!

Investimentos são fundamentais

                O primeiro ponto para se manter competitivo, ou melhor, VIVO, é investindo!

Sim, investindo. Mas não fora do seu negócio, dentro dele. Como assim? Conheço casos de empresas lucrativas que gestores retiram o lucro da empresa, mas não reinvestem nela. Eles compram imóveis ou investem em outras empresas e etc… Longe de mim julgar o planejamento estratégico de outros empreendedores, mas posso dizer com convicção de que eles podem até fazer dinheiro, mas aquela empresa que cujos investimentos foram cessados   não está sendo gerida para o longo prazo e a tendência é não durar muito.

Empresas como a Google investem em 10 produtos sabendo que 9 não darão certo, porém ela sabe que o mercado é tão dinâmico que ela precisa investir o tempo todo em coisas novas para se manter no topo, o mesmo acontece com várias outras semelhantes… 

Você pode até pensar: “Ah, mas aí você está falando em uma gigante multinacional de tecnologia”!

Pois bem, como começou a própria Google? NetFlix? Uber? Airbnb? Ifood? Nubank? Spotify? Whatsapp? Facebook? Instagram? Waze? Investindo!

Neste exato momento certamente outras empresas estão surgindo, nas mais diferentes áreas e ouviremos falar delas nos próximos meses já dominando o mercado ou crescendo de forma exponencial. Além dessas empresas investirem massivamente em novos produtos e pesquisas de mercado, elas investem muito no principal: em pessoas! São as pessoas que trazem ideias, produtos e qualidade, dando oxigênio aos negócios! Por isso coloquei em caixa alta acima. Como criar um negócio sustentável sem investir nas pessoas?

                Então, analise bem: você está construindo sua empresa para o hoje ou para o amanhã?

DICAS FINAIS

Atualize-se, pesquise seus concorrentes, seu mercado, a si mesmo, faça seu plano de negócios ou ao menos uma MVP (Minimum Viable Product) e significa produto mínimo viável – uma espécie de plano de negócios bem resumido para empresas muito dinâmicas ou pouco dispostas a investir tempo e dinheiro em plano de negócios – pense em novas tecnologias, novos produtos, com foco nas necessidades de seus clientes (qual dor você quer resolver?) e não no lucro que ela vai gerar (isso deve ter, mas deve ser consequência), com propósito, valor agregado, com equipe boa, engajada e focada na mesma missão (da sua empresa, se não tem uma missão definida, construa agora mesmo).

Enfatizo que isso não é “receita de bolo” para crescer, mas sim para manter-se vivo, então dê mais vida ao seu negócio!

Se gostou desse artigo com uma pegada empreendedora, experimente ler também este artigo aqui!

Pablo Mendonça
Pablo Mendonça
Gestor por formação e coach por vocação. Pablo Lima de Mendonça é gestor formado pela FGV, pós graduado em gestão hospitalar pela São Camilo e Professional & Self Coaching pelo IBC. Atualmente é gestor da Clínica Médica Climesa, Executivo em regulação da Megamed Saúde, Consultor de gestão em saúde e Professional Coach. Co-Idealizador da ASV Treinamentos
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