Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioCorpoAlimentaçãoDicas para Café da manhã ideal: confira!

Dicas para Café da manhã ideal: confira!

Dicas para Café da manhã ideal: A primeira delas é que pão, manteiga, café com leite e/ou achocolatado não são boas opções. Veja que alternativas você tem.

O café da manhã tradicional dos americanos é o ovo mexido com bacon. Já para os brasileiros, o hábito é pão com manteiga, leite e café com açúcar.

Sabe aquele costume que fica tão arraigado na cultura que ninguém sabe de onde veio? Pois é, provavelmente o café da manhã dos brasileiros é um destes casos.

Certamente alguém por aí já tentou explicar a origem deste costume, mas o que realmente importa para quem está buscando evolução é sair do modo “todo mundo faz” ou “já estou acostumado” e refletir:

Será que pão, manteiga, leite, café e açúcar são realmente as melhores opções para o seu corpo para começar um dia produtivo e saudável?

Uma análise do que a literatura diz sobre cada um dos itens deste café da manhã pode esclarecer a questão.

Pão Francês ou Pão de forma

No livro “Barriga de Trigo”, o autor William Davis aponta que o trigo, principal ingrediente de qualquer pão (inclusive os integrais), é o maior vilão da dieta moderna, acusando-o de ser o principal fator da obesidade que vemos no mundo. Além de engordar, o pão é rapidamente transformado em glicose no sangue, predispondo o indivíduo a resistência insulínica e aumentando as chances de diabetes.

O livro mostra também a relação do trigo com problemas de pele e Acne; aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares; acidificação do organismo e aceleração do processo de envelhecimento.

Não obstante o trigo foi modificado geneticamente ao longo das últimas décadas, visando o aumento de produtividade nas lavouras, fazendo com que o pão que chega à mesa contenha uma alta concentração de glúten. Mesmo àqueles que não são intolerantes ao glúten tem dificuldades em lidar com as altas concentrações dessa proteína vegetal, o que prejudica o bom funcionamento do organismo, principalmente do intestino.

Leite e derivados

Segundo artigo da revista cientifica Nature, depois da última era do gelo, o ser humano sofreu adaptações genéticas depois que substituiu a caça pela agricultura e criação de animais. Essa “atualização genética” ocorreu majoritariamente na Europa. Foi uma consequência do clima frio que dificultava o plantio de vegetais que naturalmente forneceriam o cálcio que o organismo precisa, obrigando o corpo humano a aceitar o leite de outros animais como fonte de cálcio. Foi então que o ser humano passou a tolerar a lactose.

Contudo, na Ásia por exemplo, como não foi necessária essa melhoria genética, a maior parte da população é intolerante à lactose. Tanto que é muito raro encontrar alimentos derivados do leite nos restaurantes e supermercados asiáticos.

Ainda, segundo o cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro, além da questão da lactose, o leite tem outro grande problema: a maioria dos produtores, visando aumento da produtividade, tratam as vacas com uma grande quantidade de hormônios, para que elas produzam mais leite. Então, dependendo da origem do leite, você pode estar consumindo uma grande quantidade de estrogênio.

Açúcar

A essa altura todo mundo já conhece os efeitos altamente prejudiciais do açúcar, não é mesmo?

Café Preto

Existe muito debate sobre o café. O assunto é tão vasto que deu origem a uma nova profissão a partir dos anos 90: o Barista – profissional especializado em trabalhar cafés de alta qualidade.

A forma de colheita, a moagem, a torra, a forma de preparo (filtro de papel ou filtro de pano, por exemplo), tudo isso influencia na hora de avaliar a qualidade do café como alimento. Segundo o site de notícias da UOL, apesar de o café ser comprovadamente viciante e tirar o sono, a maioria dos estudos converge apontando que, em doses moderadas, o café traz muitos benefícios para a saúde, tais como:

  • Facilita a digestão
  • Emagrece
  • Aumenta concentração
  • Alivia a fadiga
  • Aumenta a respiração
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas
  • Acelera o metabolismo
  • Melhora o humor

Café da manhã ideal

Bom, se do cardápio matinal do brasileiro só salva o café preto sem açúcar, então quais seriam os alimentos ideias para começar o dia?

Veja o que o Dr. Victor Sorrentino fala sobre o café da manhã ideal:

Então, aí vão algumas sugestões de alimentos para o café da manhã:

  • Ovo cozido – Alimento “leve” e riquíssimo em nutrientes essenciais para o corpo.
  • Óleo de coco – É uma gordura boa que traz dezenas de benefícios para a saúde. O óleo de coco fornece energia gradativa. E batido com café torna-se uma ótima opção, pois é um ótimo substituto do açúcar. A mistura de óleo de coco com café é muito difundida nos Estados Unidos e já tem muitos adeptos no Brasil. A bebida é conhecida como Bulletproof coffe (café à prova de balas).
  • Azeite extra virgem de qualidade – Outra gordura boa com benefícios comprovados para a saúde (não é atoa que, nas prateleiras dos mercados, é um produto de 6 a 10 vezes mais caro do que os óleos vegetais “ruins”)
  • Frutas
  • Açafrão (também conhecido como cúrcuma/curmunina/açafrão da terra) – Melhor anti-inflamatório natural conhecido.
  • Chás naturais ricos
  • Água com limão espremido
  • Probióticos – Spirulina, Clorela e Kefir fazem muito bem à saúde da microbiota intestinal.
  • Omega-3 – Nutriente essencial para o bom funcionamento cognitivo, pois é fonte de DHA (ácido docosa-hexaenoico), um ácido graxo que compõe de 9 a 12% da massa cerebral. São fontes de Omega 3 os seguintes alimentos: Óleo de peixe, salmão, atum, semente ou óleo de linhaça, chia, nozes e algas marinhas.

 

Que tal fazer um teste com você mesmo e trocar o leite e pão na chapa por outro café da manhã considerando as opções acima e verificar os resultados?

Quem sabe um ovo cozido, salpicado com açafrão e um filete de azeite extra virgem ou então um mamão com Kefir. Use a criatividade e faça a seu gosto. O importante é sair da zona de conforto e evoluir!

Conclusão

Escolha uma opção que lhe agrade e faça um teste por 21 dias e observe o seu próprio organismo. Analise os efeitos no funcionamento intestinal, no humor, na pele, na concentração, nas dores de cabeça, na capacidade cognitiva, na azia, na sonolência e outros possíveis pontos de atenção.

Independente do café da manhã ser ou não a refeição mais importante do dia, com certeza o que você adota como Rotina da Manhã tem impacto no restante do seu dia.

Depois nos conte aqui nos comentários o que achou dos resultados!

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

1 Comment

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?