Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioMenteHabilidadadesVocê precisa saber o que é Design Thinking

Você precisa saber o que é Design Thinking

Design Thinking explicado de um jeito brihante! Design thinking o que é? Aprenda de forma útil!

O mundo mudou. E os Designers vão se dar bem. E não falo de Design Gráfico…

Antigamente os dados não eram precisos. Um mapa de antigamente, por exemplo, era desenhado cheio de figuras abstratas, pois os autores não conheciam exatamente o que estavam cartografando. Usava-se a imaginação.

Mapa de Antigamente – dados imprecisos.

Atualmente os dados são muito precisos, em tempo real, o tempo todo e num volume absurdo. Nós simplesmente não temos capacidade de processar tamanha quantidade de dados.

A conectividade e a complexidade das informações são muito maiores do que nossa capacidade de processamento.

Eis um dos motivos de tanta gente estressada, ansiosa e confusa por aí.

Neste contexto, as máquinas e robôs são necessários para processar todos esses dados.

E o que sobra para nós?

Saber dar sentido e interpretar esses dados.

Para isso, é preciso ter capacidade de refinar e filtrar informações. Ainda, Pensamento analítico, Pensamento Sistêmico e Criatividade são também competências necessárias.

“Modelos estáticos não funcionam em um mundo dinâmico”.

De criadores de Dados (Data Makers) à Interpretadores de Dados (Sense Makers)

Nós somos Data makers (criadores de dados). Basta ver a quantidade de mensagens e áudios que você envia por whatsapp todos os dias, fora os e-mails, comentários em vídeos, Linkedin, Instagram… enfim, você cria muitos megabytes de dados diários.

Agora precisamos aprender a ser Sense Makers (Interpretar e dar significado a todos os dados e eventos que acontecem ao nosso redor). É preciso buscar novas perguntas, porque respostas o Google dá. São as perguntas que movem o mundo atual.

E um Designer Raiz é ótimo em fazer perguntas, interpretar dados e atribuir verdadeiros significados aos acontecimentos.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro.

Exemplo de como um Designer Thinker pensa

Se você está aqui no Brasil e alguém te pergunta: “Vou viajar para um desses dois lugares: Madagascar ou Sidney. Escolherei o que for mais perto. Para onde devo ir?”

O que você responderia?

Se você responder Madagascar, você vai estar pensando de maneira igual a todo mundo, inclusive igual ao Google e a outras máquinas. É nessa hora que eu digo que você precisa ser um designer.

Afinal, a função de um Designer (seja de interiores, de sistemas, gráfico, ou qualquer outro designer de ofício) é  interpretar, projetar, intervir e implementar soluções inovadoras. Para tanto, ele pesquisa e estuda a complexidade das atividades do ser humano, considerando os aspectos: Tecnológicos, Étnicos, Geográficos, Cognitivos, Situacionais e os relativos ao meio ambiente e à saúde.

Logo, quando digo que precisamos ser designers (no sentido raiz do termo), é que precisamos entender e interpretar as situações com uma cabeça inovadora, exercitando a empatia.

Voltando à pergunta sobre o lugar mais próximo entre Sidney e Madagascar, veja os mapas abaixo.

Mapa não Geográfico – Distâncias segundo disponibilidade de modais de transportes mais rápidos.

Para ir à Austrália, ela leva 22 horas. Por outro lado, para ir para Madagascar, ela precisa passar pela Índia, depois pegar um navio e aí sim chegar em Madagascar. Esse é o trajeto mais rápido e leva 23 horas.

Logo, Sidney seria a resposta mais empática e que facilitaria a vida dessa pessoa.

O Surgimento do Design Mindset / Design Thinking

Um Designer é um tradutor de dados.

Designer não é sinônimo de Designer Gráfico.

Tem gente que domina brilhantemente ferramentas como photoshop e Adobe Illustrator, mas não sabe fazer um bom sensemaking (atribuir significados e dar sentido aos dados e eventos). Esse cara seria uma espécie de Técnico em Ferramentas Gráficas, e não um designer raiz.

Porque um designer raiz é aquele que transforma uma situação atual numa situação desejada, como no exemplo Madagascar-Sidney.

Designer é um modelo mental. Assim surgiu o termo “Design mindset” (ou Design Thinking), cuja proposta é difundir essa forma inovadora e empática de pensar.

Conclusão

Se você não sabe desenhar, não sabe mexer em photoshop, não sabe nada de infografia e não entende uma virgula sequer da parte visual, isso não significa que você não possa ser um designer raiz.

É claro que modelos visuais ajudam as pessoas a criarem e testarem hipóteses, comunicar resultados, compartilhar visões e desafiar crenças. Mas é sempre possível contratar alguém que entende de desenho (o famoso Técnico em ferramentas gráficas). O mais importante é pensar como um designer Raiz, isto é, de forma criativa e interpretando além dos dados.

“A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e colocar em evidência o que tem significado.”


John Maeda

Portanto, desenvolva seu Design Mindset e o seu Design thinking e esteja preparado para as habilidades do futuro!

Boa Sorte!

Fontes:

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?