Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioEspiritualidadeEspiritualidade – entendendo seu significado e como se espiritualizar

Espiritualidade – entendendo seu significado e como se espiritualizar

Não importa sua religião, ou ausência dela, todos podem possuir espiritualidade. Buscar o autoconhecimento e praticar atividades que elevem sua alma o tornaram uma pessoa espiritualizada e evoluída! Entenda!

Sabe aquela situação onde você tenta ligar para alguém, mas seu celular está fora de área? Imagine essa situação como se fosse sua comunicação consigo mesmo e você será capaz de entender sobre espiritualidade.

Desprenda-se da ideia de que espiritualidade é apenas algo de religião, para quem frequenta igreja, um centro espírita ou vê fantasmas. A espiritualização é, antes de tudo, sobre seu auto entendimento e como lidar consigo mesmo.

Por isso, é tão importante você entender e buscar essa espiritualidade para si próprio.

O que é espiritualização e a diferença entre religião e espiritualidade

Como dito antes, espiritualidade é sobre auto entendimento. É sobre entender e saber lidar com suas emoções e pensamentos, conhecer sua missão de vida, seus defeitos, talentos e qualidades.

É reconhecer os seus próprios sentimentos ao invés de culpar os outros; ter responsabilidade sobre seus atos e direcionar a vida para suas metas e desejos.

Tudo isso para que objetivo? Autodesenvolvimento. Esse entendimento profundo sobre si mesmo lhe permitirá enxergar além do óbvio.

Por isso que a espiritualização é um termo geral, que não se relaciona com nenhuma doutrina específica. Não importa sua religião, ou ausência dela, todos podem possuir espiritualidade.

espírito livre dentro de si mesmo

Essa é sua principal diferença da religiosidade, envolvida com a frequência em cultos e a obediência aos preceitos de certa doutrina. Uma pessoa pode se espiritualizar através da fé religiosa, mas isso não é obrigatório.

A religião é uma das formas de se espiritualizar, mas há também inúmeras outras.

Que atividades elevam sua alma?

Alma/espirito/consciência pura/corpo astral/eu interior … você pode escolher o nome que preferir. O importante é acreditar que não vivemos uma experiência puramente carnal. Ou seja, somos seres espirituais vivendo em uma experiência física, não o contrário.

Quanto mais entramos em contato com nossa alma/consciencia/espirito/corpo astral/eu interior, maior a nossa conexão com Deus/Universo/com o todo. E essa viagem para dentro de si é o exercício da espiritualidade. Você pode fazer isso de algumas formas.

Buscando seu melhor estado com as práticas abaixo.

Meditação

Prática mais comum para a espiritualidade, trata-se de dedicar um tempo para dentro de si, mesmo que por 5 minutos diários de meditação, o importante é encontrar um espaço calmo, relaxar o corpo e colocar sua mente num estado tranquilo e sereno.

Busque o silêncio. Somos pessoas agitadas em uma rotina sempre apertada, então estar em silêncio é o pontapé para ouvir além.

Boas práticas

Como se espiritualizar se nosso corpo e mente se encontram colapsados?

É preciso então ter boas práticas como alimentação e um bom sono.

Uma alimentação pouco qualificada e horas de sono perdidas nos tiram a concentração, nos afastam de dentro. Essas são fontes que nos alimentam, que estabilizam o corpo. É através daqui que você acessa seu eu interior. Portanto, dê a devida prioridade ao seu sono e à sua alimentação.

Respiração

Respirar parece algo tão normal e natural, não é mesmo? Mas qual foi a última vez que você parou para fazer exercícios de controlar a própria respiração?

Focar na inspiração e expiração pode logo se tornar um exércicio monotono e desgastante para quem não está acostumado. É justamente aí que mora o apredizado. Quanto mais tempo você treina exercicios de respiração e meditação, mais consciência você vai ganhando sobre aquilo que tira o seu sossego. Taí um caminho para evoluir.

Por fim, o que faz ter mais ou menos espiritualidade?

O que realmente te torna uma pessoa mais espiritualizada? É necessário entender que o nosso cérebro trabalha sobre costumes e introduzir um novo hábito é algo complicado. Compreender um conceito é simples, aplicar é difícil.

E é aí que se encontra a diferença: entender não te torna uma pessoa espiritualizada, mas sim a aplicação. É necessária muita vontade, ter disciplina e concentração no próprio autodeenvolvimento.

O início é complicado, e muitas vezes você pode voltar a agir no automático. A espiritualização necessita da substituição dos antigos pensamentos, sentimentos e ações.

E quanto mais persistir, mais a espiritualidade se torna um hábito. E o que vai tornar você mais espiritual? Quando todos ao seu redor começarem a sentir-se… diferentes. Isso começa por você mesmo.

Gostou? Leia este artigo aqui sobre Evolução, você vai curtir!

E acompanhe nossa página! esperamos você de volta!

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?