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Comprovado: A desorganização atrapalha sua produtividade

Estudo de Princeton mostrou que pessoas em ambientes desorganizados tem mais dificuldade em focar e processar informações. Confira dicas para acabar com a desorganização!

Em um artigo do The Journal of Neuroscience publicado no Portal Pubmed, pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton descobriram que as pessoas são menos produtivas quando estão expostas à desorganização e desordem.  O estudo mostrou que pessoas em ambientes desorganizados tem mais dificuldade em focar e processar informações.

Além disso, a organização é uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho. Pessoas organizadas são sempre elogiadas e chamam a atenção positivamente por onde passam.

Então, aí vão algumas dicas de como você pode começar a desenvolver a arte da organização.

1) Organize sua mesa de trabalho

Organize sua mesa do trabalho ou seu escritório home office, eliminando papéis, lixo, itens de papelaria, copos e outras coisas desnecessárias. Deixe sobre a mesa somente o necessário.

Guarde em revisteiros, arquivos, pastas e gavetas o restante do material e papeis. Isso tornará mais fácil para você encontrar as coisas de que precisa enquanto trabalha. Certifique-se de que seu espaço de trabalho tenha apenas as coisas essenciais de que você precisa.

Ah, e não exagere em decorações. Uma plantinha ou um globo terrestre pequeno tudo bem, mas tem gente que coloca difusor de ambientes, livros, bonequinhos e uma porção de enfeites sobre a mesa de trabalho… O excesso pode dar ao seu cérebro a impressão de desorganização! Quanto mais clean melhor.

2) Reduza a desorganização digital

A desorganização não se refere apenas a coisas físicas. Arquivos e programas desorganizados em seu computador também podem ser considerados desorganização.

Organizar o seu computador pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais produtiva.

Primeiro passo para organizar seu computador: AREA DE TRABALHO.

Como organizar a área de trabalho? Organize em pastas. Para motivá-lo a fazer agora, mude a foto de fundo! Aqui vai uma dica, veja a tela do meu computador:

Quer a foto igual a da minha área de trabalho? Pegue neste link aqui.

Outras dicas para organizar sua vida digital:

  • Crie pastas para cada tipo de arquivos: Fotos, vídeos, documentos, etc.
  • Faça uma limpeza de arquivos e pastas desnecessárias que estejam ocupando espaço.
  • Limpe seu e-mail. Vá até a sua caixa de entrada e arquive os e-mails importantes e exclua aqueles que não servem pra nada, só poluem a sua visão.
  • Organize a lista de favoritos do seu navegador. Essa ferramenta é útil para te dar velocidade e acesso rápido aos sites mais usados, só que com tanto site antigo e poluição visual, você nem sequer usa essa ferramenta!

3) Arrume sua cama ao acordar

Para alguns, nesse exato momento o cérebro já está praticando a autossabotagem e dizendo coisas como “ah, que palhaçada” ou “Isso daí é pura bobeira e não adianta de nada”.

Nosso sistema enfrenta resistência para mudar hábitos. Experimente isso por 21 dias e veja os resultados. Você não vai perder 2 min arrumando a cama. E a compensação de entrar no quarto e ver a cama arrumadinha vai te estimulando no processo de se tornar organizado!

Se você é desorganizado, comece por essa dica. Ao arrumar a cama todo dia de manhã você vai estar educando seu cérebro a ser mais organizado.

Veja mais dicas de produtividade com esse post sobre hobbies produtivos!

Grande abraço!

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
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3 Comments

  1. São boas dicas, que geralmente ajudam bastante, contudo, deve-se cuidar para que as “receitas de bolo” sejam adaptadas ao contexto e à personalidade de cada pessoa. Exceder-se com a preocupação com a organização pode, algumas vezes, atrapalhar, especialmente em momentos quando é preciso ter foco, dedicação e agilidade, em que parar para organizar pode representar um “corte” no raciocínio, no embalo de uma escrita ou no desenvolvimento de um projeto. Assim, equilíbrio pode ser a palavra mais adequada ao se pensar em organização, para evitar que se torne improdutivo, ou não se termina o projeto no prazo estipulado, o que seria inverso às motivações iniciais para se organizar o local de trabalho e argumentado do estudo.

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