Em um artigo do The Journal of Neuroscience publicado no Portal Pubmed, pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton descobriram que as pessoas são menos produtivas quando estão expostas à desorganização e desordem. O estudo mostrou que pessoas em ambientes desorganizados tem mais dificuldade em focar e processar informações.
Além disso, a organização é uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho. Pessoas organizadas são sempre elogiadas e chamam a atenção positivamente por onde passam.
Então, aí vão algumas dicas de como você pode começar a desenvolver a arte da organização.
1) Organize sua mesa de trabalho
Organize sua mesa do trabalho ou seu escritório home office, eliminando papéis, lixo, itens de papelaria, copos e outras coisas desnecessárias. Deixe sobre a mesa somente o necessário.
Guarde em revisteiros, arquivos, pastas e gavetas o restante do material e papeis. Isso tornará mais fácil para você encontrar as coisas de que precisa enquanto trabalha. Certifique-se de que seu espaço de trabalho tenha apenas as coisas essenciais de que você precisa.
Ah, e não exagere em decorações. Uma plantinha ou um globo terrestre pequeno tudo bem, mas tem gente que coloca difusor de ambientes, livros, bonequinhos e uma porção de enfeites sobre a mesa de trabalho… O excesso pode dar ao seu cérebro a impressão de desorganização! Quanto mais clean melhor.
2) Reduza a desorganização digital
A desorganização não se refere apenas a coisas físicas. Arquivos e programas desorganizados em seu computador também podem ser considerados desorganização.
Organizar o seu computador pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais produtiva.
Primeiro passo para organizar seu computador: AREA DE TRABALHO.
Como organizar a área de trabalho? Organize em pastas. Para motivá-lo a fazer agora, mude a foto de fundo! Aqui vai uma dica, veja a tela do meu computador:
Quer a foto igual a da minha área de trabalho? Pegue neste link aqui.
Outras dicas para organizar sua vida digital:
- Crie pastas para cada tipo de arquivos: Fotos, vídeos, documentos, etc.
- Faça uma limpeza de arquivos e pastas desnecessárias que estejam ocupando espaço.
- Limpe seu e-mail. Vá até a sua caixa de entrada e arquive os e-mails importantes e exclua aqueles que não servem pra nada, só poluem a sua visão.
- Organize a lista de favoritos do seu navegador. Essa ferramenta é útil para te dar velocidade e acesso rápido aos sites mais usados, só que com tanto site antigo e poluição visual, você nem sequer usa essa ferramenta!
3) Arrume sua cama ao acordar
Para alguns, nesse exato momento o cérebro já está praticando a autossabotagem e dizendo coisas como “ah, que palhaçada” ou “Isso daí é pura bobeira e não adianta de nada”.
Nosso sistema enfrenta resistência para mudar hábitos. Experimente isso por 21 dias e veja os resultados. Você não vai perder 2 min arrumando a cama. E a compensação de entrar no quarto e ver a cama arrumadinha vai te estimulando no processo de se tornar organizado!
Se você é desorganizado, comece por essa dica. Ao arrumar a cama todo dia de manhã você vai estar educando seu cérebro a ser mais organizado.
Veja mais dicas de produtividade com esse post sobre hobbies produtivos!
Grande abraço!
[…] simples como iluminar o ambiente, arrumar a mesa ou encontrar um pensamento positivo são o que dão aquele impulso, tão necessário quando as […]
São boas dicas, que geralmente ajudam bastante, contudo, deve-se cuidar para que as “receitas de bolo” sejam adaptadas ao contexto e à personalidade de cada pessoa. Exceder-se com a preocupação com a organização pode, algumas vezes, atrapalhar, especialmente em momentos quando é preciso ter foco, dedicação e agilidade, em que parar para organizar pode representar um “corte” no raciocínio, no embalo de uma escrita ou no desenvolvimento de um projeto. Assim, equilíbrio pode ser a palavra mais adequada ao se pensar em organização, para evitar que se torne improdutivo, ou não se termina o projeto no prazo estipulado, o que seria inverso às motivações iniciais para se organizar o local de trabalho e argumentado do estudo.
Muito bem pontuado, Rodilon! Perfeito complemento ao post!