Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioCorpoAlimentação9 motivos pelos quais você deveria comer açafrão

9 motivos pelos quais você deveria comer açafrão

O açafrão é um alimento riquíssimo em nutrientes e que tem várias funções medicinais. Ainda, é rico em carotenoides que além se serem potentes antioxidantes, também agem protegendo e restaurando as células do sistema nervoso.

O que é açafrão?

O açafrão é a raiz de uma planta chamada Crocus sativus, ela é da mesma família do gengibre. O açafrão é conhecido por diferentes nomes: cúrcuma; gengibre amarelo; açafrão da terra; açafrão-da-índia ou curcumina.

O açafrão é originário da Índia e por isso é muito consumido por lá. O curry, tempero tradicional indiano, é composto de 70% de açafrão e 30% de outras especiarias diversas.

No Brasil, o açafrão chegou através de mercadores a centenas de anos atrás, mas mesmo assim ainda não é tão difundido na nossa culinária. A região que mais consome esse condimento por aqui é o centro oeste.

Pode ser consumido na forma natural, como se consome o gengibre, ou em pó, que é a versão mais usada no Brasil.

Mas por que eu deveria comer Açafrão?

O açafrão é um alimento riquíssimo em nutrientes e que tem várias funções medicinais. Ainda, é rico em carotenoides que além se serem potentes antioxidantes, também agem protegendo e restaurando as células do sistema nervoso.

O portal PubMed, conceituado repositório de artigos científicos de medicina, tem mais de 12.000 artigos sobre a cúrcuma(açafrão), tamanha é a importância medicinal dela.

Benefícios do Açafrão:

1. Propriedades anti-inflamatórias

Açafrão é o mais potente anti-inflamatório natural que existe. E como doenças crônicas como câncer, Alzheimer e Parkinson estão associadas a processos inflamatórios sub clínicos (aqueles que não apresentam sintomas como vermelhidão, dor ou inchaço), o açafrão ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento. [1]

2. Fortalece os ossos

O açafrão é rico em magnésio que é um mineral com função de aumentar a absorção de cálcio pelo osso e estimular a formação de osteoblastos, que são as células ósseas.

3. Combate a depressão

O açafrão tem ação direta na produção de serotonina, que é o hormônio responsável pelo prazer, e assim melhora o humor e a disposição.[2]

4. Combate aos radicais livres

Rica em vitamina E, a cúrcuma é um ótimo antioxidante que age neutralizando e eliminando os radicais livre do corpo.

5. Emagrece

A serotonina, sintetizada a partir de componentes do açafrão, é também responsável pelo controle da saciedade, ou seja, ajuda a controlar a vontade de comer e, por atuar também na ansiedade, diminui a ingestão calórica por impulso.

6. Protege a visão

Os carotenoides presentes no açafrão têm diversas funções e entre elas a proteção e produção de novas células oculares. Protegem também da catarata e dos raios UV.

7. Cuida da pele

O açafrão é um potente antibacteriano, isso é importante no combate a acnes e cravos que aparecem na pele, também os antioxidantes eliminam os radicais livres e assim retardam o aparecimento dos sinais do envelhecimento.[3]

8. Combate à artrite

É um ótimo anti-inflamatório que combate as crises de artrite, além de diminuir a perda óssea que pode potencializar muito essas crises de artrite.

9. Melhora a memória

Os antioxidantes também agem na proteção das células cerebrais e os neurônios, isso contribui para melhorar a memória e reduz as chances de desenvolver Mal de Parkinson ou Alzheimer.

Uma pesquisa publicada no ano 2000 mostrou que a quantidade de casos de Alzheimer na população da Índia entre idosos com 70-79 anos era 4,4 vezes menor do que a encontrada na mesma faixa etária nos Estados Unidos. [4]

 

Dicas de uso do Açafrão

Para introduzir o açafrão na sua alimentação é bem fácil, ele vai muito bem com carnes, peixes e frango, pode ser usado em massas, arroz ou sopas, tanto para dar coloração como para agregar sabor.

Pode ser usado sozinho (salpicando o pó de açafrão em cima do feijão ou em cima da comida, por exemplo, porque esse tempero não costuma “roubar” o gosto dos alimentos). Ou associado a outros condimentos como orégano, pimenta do reino, alho, alecrim e salsinha, todos de preferência na forma desidratada.

Para explorar as funções medicinais do açafrão pode-se usá-lo em chás com pedaços da raiz ou misturado com bebidas quentes ou em sucos detox. Além disso, mistura de mel com açafrão em pó é um ótimo remédio para dor de garganta.

#DicaSuaEvolução

Procure comprar açafrão de fontes confiáveis, pois alguns comerciantes mal intencionados “adulteram” o produto com Fubá. Se você tem dúvidas se o seu açafrão é verdadeiro, assista esse vídeo de 5min mostrando como descobrir se tem fraude.

 

Comente aí embaixo se você faz uso do açafrão. Aproveite e dê mais algumas dicas de como usá-lo!

 

Fontes:

[1] Nutrólogo Lair Ribeiro: https://www.youtube.com/watch?v=vsyn46AqrA0

[2] Pubmed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23832433

[3] Pubmed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30073647

[4] Nutrólogo Leandro Minozzo: http://www.leandrominozzo.com.br/acafrao-curry-e-a-doenca-de-alzheimer/

 

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?