Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioCorpoAlimentaçãoProbióticos são a chave para uma vida saudável. Ou seriam os simbióticos?

Probióticos são a chave para uma vida saudável. Ou seriam os simbióticos?

Com uma dieta rica em probióticos e prébióticos você terá uma nutrição funcional e, assim, zelará pela saúde do seu corpo. Entenda como e porque.

Dores de cabeça, cansaço constante, inchaço abdominal, alergias, queda de cabelo e constipação intestinal são alguns dos sinais de uma Microbiota intestinal desregulada.

Disbiose Intestinal
Bactérias do bem perdendo a batalha para Bactérias Nocivas no intestino.

A Microbiota Intestinal (também conhecida como Microbioma ou flora Intestinal) é o conjunto de microrganismos que vivem no trato digestivo. Quando essa colônia de microrganismos está desregulada, tem-se a chamada Disbiose Intestinal.

Em termos didáticos, uma disbiose ocorre quando as bactérias ruins estão ganhando a guerra contra as bactérias neutras ou boas.

 

Manter uma alimentação regular com probióticos e Prébióticos é a chave para uma vida saudável.

O que são Alimentos Próbioticos?

Segundo a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), “os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, produzem benefícios à saúde”. E como são compostos por bactérias “do bem”, os probióticos afetam positivamente a composição e a função da microbiota.

probioticos aliados da saúde
Probioticos aliados da saúde

Ainda usando a analogia de uma guerra, os alimentos probióticos seriam militares estrangeiros aliados que se juntam ao exército de bactérias do bem no campo de batalha, que é o seu corpo.

 Exemplos de alimentos probióticos

  • Kefir;
  • Leite fermentado (com lactobacillus vivos);
  • Iogurte natural (OBS: A maioria dos iogurtes são termicamente tratados após a fermentação, o que normalmente mata a maior parte das culturas ativas. Portanto, não é qualquer iogurte que é probiótico);
  • Kimchi: prato vegetariano fermentado feito com repolho, cebolinhas e rabanetes;
  • Kombucha: É uma bebida a base de chá preto que passa por processo de fermentação;
  • Suplemento de probióticos em cápsulas: contém milhares de bactérias de grupos diferentes, normalmente a composição é: Bifidobacterium animalis, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium breve, Bifidobacterium longum, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus fermentum;
  • Chocolate escuro: O cacau fermentado dá o chocolate. O problema é que a indústria enche o chocolate de açúcar e outros ingredientes que não fazem tão bem assim. O jeito é optar por quantidades moderadas de chocolates acima de 70% de cacau;
  • Vinho: A Uva fermentada dá o vinho. Em doses muito moderadas o vinho pode ter um efeito benéfico para a microbiótica;
  • Queijo Cottage de boa qualidade: Nem todo cottage conterá culturas vivas e ativas. E algumas indústrias ainda utilizam sódio e quimicos que acabam anulando os benefícios probioticos. Portanto, atenção à marca;
  • Tempeh: Produto feito de soja fermentada. Tem sabor neutro e textura de carne. É muito utilizada pelos Veganos pela grande quantidade proteica.

 

O que são alimentos Prebióticos?

Os prebióticos são ingredientes alimentares que, após fermentação, promovem benefícios para as boas bactérias gastrointestinais.

Os Prébioticos seriam uma espécie de caixa de Suprimentos com alimentos, munição e armas que você entrega para sua microbiota para que ela continue recrutando e lutando na batalha diária dentro do seu organismo.

prebioticos são suprimentos para as bactérias do bem
Prebioticos são suprimentos para as bactérias do bem

Qual a diferença entre Probióticos e Prebióticos?

Os PRObióticos são as bactérias “do bem” em si, vindas “de fora”. Já os PREbióticos são os alimentos que favorecem a proliferação das bactérias boas, pois são como suprimentos para elas.

 

Exemplos de Alimentos Prebióticos

  • Aveia
  • Aspargo
  • Verduras de folha
  • Brócolis
  • Alcachofras
  • Alho
  • Cebola
  • Tomate
  • Banana
  • Cereais integrais
  • Maracujá
  • Maçã
  • Cascas de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, amêndoas…)
  • Feijão azuki
  • Raiz da chicória

 

Fibras alimentares e Prebióticos são a mesma coisa?

Nem toda fibra alimentar solúvel é prebiótica. Algumas fibras trazem até alguns benefícios para o corpo, mas não necessariamente fornecem “suprimentos” para a microbiota intestinal.

Simbióticos

Combinações sinérgicas de Probióticos com Prébioticos potencializam os efeitos benéficos, tornando-os verdadeiros alimentos funcionais. Essa combinação é conhecida como simbióticos.

simbioticos
Simbióticos turbinando a saúde do corpo

Simbiótico não é apenas a soma de probióticos + prebióticos. O resultado é tão sinergético que potencializa a capacidade do exército de Bactérias do bem. É como se você as equipasse com tanques, helicópteros, submarinos… Sua saúde fica altamente preparada!

CalmSlim - Produto Ortomolecular

15 Benefícios de uma dieta rica em Probióticos, Prebióticos e Simbióticos

Okinawa (Japão) e Sardenha (Itália) são exemplos de cidades do mundo onde as pessoas passam dos 100 anos de idade fácil! E o mais importante, com muita saúde!

E o segredo deles é uma alimentação rica em Probióticos e Prebióticos. Veja os benefícios:

  1. Melhora do Metabolismo;
  2. Melhor absorção dos nutrientes dos alimentos;
  3. Evita Constipação intestinal;
  4. Evita a proliferação de bactérias patogênicas (pela exclusão competitiva com as bactérias benéficas);
  5. Redução do inchaço abdominal;
  6. Menor quantidade de gases intestinais;
  7. Previne hemorroidas;
  8. Desaparecimento de alergias cuja explicação não está aparente;
  9. Melhoram a pele, unhas e cabelos;
  10. Fortalecimento do sistema imunológico;
  11. Aumento da produção de vitaminas essenciais (como a biotina e vitamina K);
  12. Prevenção de doenças sérias como: diabetes tipo1, doenças cardiovasculares, doenças desmielinizantes autoimunes e asma;
  13. Melhora no Cansaço extremo;
  14. Prevenção de doenças gastrointestinais;
  15. Melhora a motilidade intestinal.

 

Conclusão

Com uma dieta rica em probióticos e prébióticos você terá uma nutrição funcional e, assim, zelará pela saúde do seu corpo.  E como é o corpo que dá suporte à mente, não dá pra negligenciar a saúde do intestino!

joinha saúde na microbiota
Deixe um curtir e um comentário! Isso nos ajuda muito para que os sites de buscas mostrem esse artigo para outras pessoas que precisam dessas informações!

 

Referências:

[1] ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)

[2] Brazil Health – Dr. Filippo Pedrinola, Endocrinologia e Metabologia

[3] Artigo científico da Uniceub

[4] Reportagem UOL 

[5] Viver Natural

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?