Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioEmocionalPensamento Positivo: Existe ciência por trás da crença?

Pensamento Positivo: Existe ciência por trás da crença?

Se o pensamento positivo é tão poderoso, então por que eu ainda não estou milionário, vivendo em uma praia do Caribe com uma bela companhia?

“Pense positivo” é um dos conselhos mais comuns, não só no campo do desenvolvimento pessoal como no cotidiano de qualquer pessoa.

Apesar de ser uma recomendação bem intencionada, parece que falta algo. Se o pensamento positivo é tão poderoso, então por que eu ainda não estou milionário, vivendo em uma praia do Caribe com uma bela companhia?

É o que vamos descobrir no artigo de hoje – Pensamento Positivo: Existe ciência por trás da crença?

Você vai ver como:

  • Usar o Pensamento Positivo para alcançar suas metas

  • Se proteger contra os pontos negativos do otimismo

  • Transformar suas reclamações em passos concretos rumo ao sucesso

Pensar positivo basta?

A resposta curta, como você pode imaginar, é um sonoro não.

Pensamento positivo sozinho não basta

Se eu ficasse o dia inteiro assistindo algo na Netflix, pensando que esse texto aqui iria se escrever sozinho, você certamente estaria lendo outra coisa agora.

Então por que se fala tanto para fazer isso?

Antes de descartar o pensamento positivo, porém, é melhor darmos uma olhada na resposta completa: sozinho, ele não te leva a lugar nenhum, mas o pensamento positivo é um ótimo combustível para o que pode transformar nossas vidas, a ação.

Pense em cada desejo seu como uma cidade distante. Para chegar lá, seja em uma promoção no trabalho ou um corpo saudável, precisaremos de um veículo, e a única coisa que pode nos mover é agir.

Esse transporte precisa de um combustível, uma fonte de energia, e aí nós temos duas opções.

Podemos usar o pensamento negativo, acreditando que a vida é cheia de problemas, as pessoas ao redor sempre tentam nos atrapalhar, e na verdade não iremos conquistar a nossa meta, por exemplo – um combustível ruim.

Ele até faz o carro andar, mas os problemas não demoram a surgir – o veículo demora para dar a partida, engasga e algumas peças do motor podem até ser corroídas. Uma hora ou outra, vamos acabar no meio da estrada com um carro que não faz nada além de soltar fumaça.

Também podemos usar o pensamento positivo, tendo certeza de poder superar qualquer adversidade que se ponha entre nós e a conquista desejada. Esse é um combustível limpo e potente, que faz o carro ‘voar’ até o destino.

Você pode decidir por um ou pelo outro para abastecer suas ações, mas sabendo de como eles vão afetá-las, é fácil perceber qual dos dois é a escolha certa.

O Pensamento Positivo me deixa vulnerável?

Muitas pessoas acreditam que, se pensarem positivo, todos os seus problemas serão resolvidos. Isso as torna vulneráveis, pois enquanto acreditam que o universo irá cuidar de tudo, os situações negativas continuam acontecendo ao seu redor.

Falta para elas a ação, única força capaz de transformar seu otimismo em realidade. É como se tivessem estocado vários tanques de combustível, mas nunca pensaram em comprar um carro onde pudessem usá-lo, e então continuam parada no mesmo lugar – talvez por anos.

Outro erro comum é apontar o foco do pensamento positivo apenas para o resultado final, esquecendo de olhar o caminho.

Nesse caso, o problema é que o cérebro humano pode confundir uma imaginação com a realidade – quando pensamos no futuro, ele examina o que vemos e ouvimos nesse pensamento no mesmo lugar em que imagens e sons reais são analisados.

Se você passar muito tempo imaginando como será a vida após uma conquista, hormônios de felicidade e relaxamento serão liberados em seu corpo, e faltará vigor para agir.

O remédio é colocar o seu foco nos passos que precisam ser tomados, usar o pensamento positivo imaginar-se enquanto cumpre as tarefas, assim o cérebro irá entender que é hora de trabalhar, e permitirá que você tenha energia suficiente para isso.

E essa onda de gratidão? É “feio” falar dos problemas?

Você deve ter notado nos últimos meses que as pessoas compartilham cada vez mais conteúdos falando sobre pensamento positivo, gratidão, aprender com as situações negativas e por aí vai.

É uma avalanche de positividade que muitas vezes cria a sensação de sermos pessoas ruins, já que vez ou outra reclamamos dos preços altos, do colega de trabalho chato ou da chuva que “escolheu” cair bem no sábado de praia.

Não se trata de entrar numa bolha e ignorar todos os problemas, temos o direito de olhar o que há de negativo no mundo e não gostar do que vemos.

A questão é que, assim como o pensamento positivo é inútil se você não agir, as reclamações que não vêm acompanhadas de uma ação para resolver o problema são uma perda de tempo e energia.

Dias chuvosos são iguais aos outros.

Você gostaria de ter um sábado ensolarado e ir à praia, mas acordou e viu o céu desabando; as condições agora são essas: sábado de chuva. Qual é a melhor forma de passar um dia chuvoso? Certamente não é reclamando e querendo mudar a natureza.

Se reclamamos de coisas que podemos mudar, estamos desperdiçando o tempo que poderia ser gasto criando um cenário mais favorável, e se reclamamos das que não podemos alterar, deixamos de fazer o que seria a melhor opção nas condições existentes.

Quando estiver diante de um problema, ao invés de se queixar sobre ele com outras pessoas, você pode pedir que elas te ajudem a resolvê-lo. Eu garanto que a maioria delas terá mais disposição para aceitar o pedido de alguém em dificuldade do que se oferecer para ajudar quem só reclama.

Então eu devo pensar positivo?

Retomando tudo que vimos até agora, o pensamento positivo é uma ferramenta útil para alcançar suas metas; e como toda ferramenta, ela tem seus pontos fortes e fracos – você não usa um serrote para bater pregos ou um martelo para apertar parafusos.

Ferramentas são úteis se usadas corretamente

Sabendo disso, a resposta é que não devemos, mas podemos usá-lo.

Enquanto algumas situações exigem um pouco mais de frieza, outras permitem que o otimismo seja aplicado – mas sempre para orientar uma ação, e lembrando que pensar positivo não é acreditar na solução mágica dos seus problemas, mas na sua capacidade de resolvê-los com esforço e dedicação!

Se acha que este artigo merece, deixe-nos seus comentários ou compartilhe nas redes sociais!

Samuel Almeida
Samuel Almeida
Escritor freelancer de desenvolvimento pessoal, psicologia e coaching. Trabalhando por um único objetivo: nunca mais alguém pensar que a vida não pode ser melhor!
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?