Terça-feira, Abril 23, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioEmocionalA Inteligência Emocional aplicada nos Relacionamentos

A Inteligência Emocional aplicada nos Relacionamentos

Recorrer a vícios e prazer efêmeros para anestesiar sua dor não é uma atitude emocionalmente inteligente. Tampouco seria inteligente se trancafiar num quarto e se encher de remédios. Veja neste artigo a melhor maneira de lidar com emoções de relacionamentos.

Quando se fala de relacionamentos, seja ele um relacionamento amoroso, fraternal, parental, profissional ou de amizade, estamos sujeitos a sentir emoções inesperadas e até mesmo indesejadas. É normal.

Contudo, em muitas situações, ficamos sem saber como lidar, justamente por não possuir a inteligência emocional para gerir esses impactos emocionais, principalmente quando são fortes e inesperados.

Um dos principais motivos para “sofrermos” com nossos relacionamentos é por conta de baixa autoestima ou baixa autoconfiança. Quando não temos controle sobre esses dois, o amor próprio acaba por não surgir e as emoções fortes nos deixam desprotegidos do mundo.

  • Como ter inteligência emocional boa para lidar com isso?
  • Como entender as consequências emocionais delas e reagir da melhor forma?

Prossiga com a leitura para entender.

Inteligência emocional: do que se trata?

Inteligência emocional é um assunto que gostamos de trazer aqui no Sua Evolução. Veja este outro post aqui. Mas resumindo, se trata da capacidade de um indivíduo administrar as próprias emoções, usando-as a seu favor (inclusive as emoções ditas “negativas”). Também envolve entender o sentimento do outro, construindo relações saudáveis e conscientes.

Quem a possui, é capaz de pensar, sentir e agir da forma mais inteligente, sem permitir que as emoções controlem sua vida. É arte fundamental do autoconhecimento.

Pensamentos negativos recorrentes se transformam em emoções negativas.

Uma vez instaladas, essas emoções podem minar nossas energias, baixar nossa autoconfiança e abalar nossa autoestima. Fora que essas emoções podem se enraizar muito, são os ditos “traumas”.

Imagine o impacto emocional do fim de um relacionamento amoroso. Caso você não trabalhe seus sentimentos e emoções com inteligência, você pode deixar se instalarem em você traumas e negativismo para os próximos relacionamentos.

O que seria agir com Inteligência emocional, neste caso?

Bom, primeiro, vale citar o que não seria uma atitude inteligente, como, por exemplo, recorrer a vícios e prazeres efêmeros para anestesiar sua dor. Ou então se relacionar com várias outras pessoas, só para “esquecer” suas mágoas. Tampouco seria inteligente se trancafiar num quarto e se encher de remédios.

Então, o que fazer?

  1. Se conectar com pessoas reais e queridas.
  2. Refletir sobre suas emoções, identificando o que é carência; o que é ego; o que é “corpo de dor“; o que é saudade; o que é gostar/amor; o que é raiva, etc.
  3. Conversas são importantes. Evite o orgulho.
  4. E, principalmente, use suas tristezas e mágoas para aprender e crescer.

A maturidade adquirida depois de cada tombo contribui para aumentar sua inteligência emocional, lembre-se disso.

As consequências emocionais de uma emoção forte

Ansiedade, depressão, explosão de sentimentos ou até mesmo o ato de machucar quem ama. Uma emoção forte traz tudo isso, mas em seu âmago carrega uma coisa: autoproteção.

É um sentimento muitas vezes irracional, que nos afasta em relações após conflito – e acontece pelo cérebro emocional ser mais rápido que o racional. Essa autoproteção condensa seus sentimentos negativos dentro de si.

E o que acontece? Queda de produtividade, atração de coisas negativas em seu cotidiano, baixa autoestima e falta de amor próprio.

Como o indivíduo não porta inteligência emocional para lidar com emoções fortes, ele acaba agindo pelo instinto mais comum do animal: o de sobrevivência. No entanto, a mente engana.

Esse instinto acaba te consumindo por dentro e você acaba por não saber realmente como sobreviver.

Então como reagir?

Como reagir da melhor forma possível

Se você não sabe o que fazer após experimentar uma emoção forte, então primeiro fique em silêncio e pense. Racionalize. Então entenda.

Uma reação exagerada muitas vezes parte da falta de entendimento do outro lado. Uma explosão após conflito num relacionamento amoroso pode denunciar a falta de sintonia do casal, por exemplo.

Então antes disso, entenda o sentimento que você possui agora, depois entenda o sentimento que o outro lado possui. Você sente raiva agora? Talvez a outra pessoa sinta tristeza ou desilusão.

Após isso, é preciso comunicação. Do que vale entender se você não expressa? Se você sente raiva, explique o porquê. Se não entende tão bem o motivo da outra pessoa, dê espaço para que ela possa explicar.

Por fim, faça digestão do conhecimento que você agora possui, sobreponha um pouco o emocional pelo racional. Você entende, pelo menos um pouco, o que sente e ela também.

E assim as consequências emocionais talvez sejam mais brandas.

Adquira inteligência emocional para lidar com as emoções fortes

A inteligência emocional trabalha sobre cinco pilares para estabelecer uma melhor compreensão e administração dos sentimentos. Uma emoção forte não impacta tanto quando você sabe dilui-la.

Essa inteligência aumenta a autoestima e autoconfiança, reduz os conflitos em relacionamentos, aumenta o nível de comprometimento com metas e traz equilíbrio emocional.

Pode demorar e ser difícil, mas adquirir inteligência emocional é o que pode lhe trazer uma melhor administração de momentos fortes. O coaching pode acabar por facilitar todo esse processo.

Se gostou deste artigo, leia este aqui também!

Luiz Perrotta
Luiz Perrotta
Sou Engenheiro de Produção pelo CEFET-RJ; Pós Graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; Mestre em Administração pela PUC-Rio; Coach e Analista comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); Autor do romance "Apartamento 805" publicado pela editora VISEU. Apaixonado por desenvolvimento pessoal e Idealizador do SuaEvolucao.com.br.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?