Sábado, Abril 27, 2024
Divulgaçãospot_img
InícioEspiritualidade11 Dicas para meditar e incluir a prática em sua vida

11 Dicas para meditar e incluir a prática em sua vida

Dicas para meditar de Daniel Goleman. Aprenda um jeito simples e eficiente de meditação.

Responsabilidades, a falta de tempo e estresse são cada vez mais comuns em nossas rotinas. Vivemos em meio a uma carga crescente de atividades que nos exigem controle e equilíbrio. Em meio a uma rotina turbulenta esquecemos de cultivar a paz interior. E quando nos voltamos a buscar uma vida mais plena, a  Meditação surge como um método útil para tranquilizar a mente e relaxar o corpo.

Meditar seria se desconectar da realidade?

Aumento da percepção e da atenção
Meditação enriquece nossa percepção.

Embora bastante difundida, a prática da meditação precisa ser compreendida. Em essência, é o treinamento sistemático da atenção. Tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. O corpo entra no estado de repouso profundo, enquanto sua mente se mantém alerta. A pressão sanguínea baixa, o ritmo do coração diminui, ajudando o corpo a se recuperar dos efeitos do estresse.

Alguns benefícios da meditação:

  • Diminui a ansiedade e estresse
  • Auxilia no alcance de metas
  • Aumento da concentração
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático

 

E esses bônus são comprovados pela ciência. Neurocientistas pesquisaram como o hábito de meditar pode impactar positivamente nas nossas vidas.

As descobertas ligadas a esse tema vão além do bem estar físico e mental.

A neurocientista Sara Lazar, do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School,  foi uma das primeiras cientistas a analisar os efeitos da meditação no cérebro. Uma pesquisa liderada por Lazar (praticante de meditação há mais de duas décadas) deu origem ao artigo intitulado “A Experiência de Meditação Está Associada ao Aumento da Espessura Cortical”,  disponível no site da National Center for Biotechnology Information (NBCI), que aponta que a meditação pode estar associada a mudanças em estruturas do cérebro que são importantes para o processamento sensorial, cognitivo e emocional.

No estudo foram utilizados exames de ressonância magnética para avaliar a espessura do córtex cerebral (área rica em neurônios, ligada à memória, atenção, consciência, linguagem, percepção) de 20 participantes experientes na meditação do tipo Insight (que envolve atenção focada em experiências internas) e um grupo de controle (não praticantes).

As descobertas apontaram que as regiões cerebrais associadas à atenção e o processamento sensorial foram mais espessas nos participantes da meditação do que no grupo de não-praticantes. As diferenças entre grupos na espessura pré-frontal do córtex cerebral foram maiores em participantes mais velhos, sugerindo que a meditação pode compensar o afinamento cortical relacionado à idade. Foi a  primeira evidência estrutural da plasticidade cortical dependente de experiência associada à prática da meditação. Concluiu-se que meditar regularmente ajuda a preservar as condições saudáveis do nosso cérebro.

Mulher meditando na praia.
Exames de ressonância magnética comprovaram os benefícios da meditação.

Qualquer pessoa pode meditar. Isso fica claro na obra do psicólogo Daniel Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, autor do consagrado “Inteligência Emocional” e um dos maiores propagadores da meditação. Em seu livro “A Arte da Meditação”, Goleman apresenta técnicas de meditação para alcançarmos a paz interior. E é dessa obra que extraímos um método simples para que você possa incorporar a meditação à sua rotina. O hábito de meditar diariamente vai lhe ajudar a desligar-se do estresse e trará calma e energia para você enfrentar melhor os desafios que vêm pela frente.

Dicas para começar a meditar

A PREPARAÇÃO:

  • Procure uma posição confortável, mas não confortável demais, para não correr o risco de adormecer.
  • Use roupas folgadas.
  • Sente-se numa posição ereta, mas relaxada: basta uma cadeira de espaldar reto ou qualquer lugar em que você possa sentar-se confortavelmente com as costas apoiadas.
  • Mantenha a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral alinhados, como se um grande balão de gás estivesse puxando sua cabeça para o alto.
  • Feche os olhos e mantenha-os fechados até o final da meditação…

HORA DE MEDITAR:

  1. Comece prestando atenção na sua respiração, no fluxo natural do ar que entra e sai por suas narinas, ou no seu ventre que sobe quando você inspira e desce quando expira.
  2. Observe todas as sensações ligadas à sua respiração… o movimento do ar… o calor… tudo o que você sentir…
  3. Não tente controlar a respiração… respire naturalmente prestando atenção ao ar que entra e sai…
  4. Se a sua mente se dispersar, traga-a suavemente de volta para a respiração.
  5. Durante essa meditação, os pensamentos, os planos, as lembranças, os sons, as sensações, tudo o que for diferente da sua respiração será considerado uma distração. Livre-se desses pensamentos.
  6. Para ajudar sua mente a se concentrar na respiração, repita em silêncio uma palavra para cada inspiração e para cada expiração: se você se concentrar no ar que entra e sai das narinas diga em sua mente “dentro” para a inspiração e “fora” para a expiração. Se a concentração estiver no movimento de seu ventre, diga em silêncio “subindo” para a inspiração e “descendo” para a expiração.
  7. Tome consciência de cada inspiração e de cada expiração…
  8. Deixe a respiração seguir seu ritmo natural… Se ela for superficial ou profunda, lenta ou rápida, não interfira em seu ritmo… basta prestar atenção nela…
  9. Mantenha sua atenção alerta…
  10. Cada vez que sua mente se afastar da respiração, traga-a suavemente de volta…
  11. Agora, pare um pouco… observe seu corpo… veja como ele se sente… como você se sente…

Quando quiser, abra os olhos…

Adriana Brasil
Adriana Brasil
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cursando especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Trabalho como produtora de TV em Natal/RN e sou redatora freelancer. Tenho paixão por autoconhecimento, jardinagem e sustentabilidade.
RELATED ARTICLES

Leave a reply

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Most Popular

Comentários em posts

Pablo Mendonça on Como ter mais Tempo?
Alessandro on Como ter mais Tempo?